Pesquisar neste blog

5 de setembro de 2010

1822 - Laurentino Gomes


Título: 1822
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 351
ISBN/EAN: 9-788520-924099

Muito oportuno lançamento com esse 07 de Setembro.

É a esperada "seqüência" do best-seller 1808, com direito a pré-lançamento em sites com capa provisória e tudo mais!

Sinopse da Saraiva, já que no (pobre) site da editora nada consta do livro (!):

"Em seu novo livro, Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808, que contava a história da fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, mostra como o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado, deu certo em 1822 por uma notável combinação de sorte, improvisação, acasos e também liderança - um momento de grandes sonhos e muitos perigos."

2 comentários:

  1. A Série já teria um terceiro livro programado - "1889" - que trataria do Segundo Império e Proclamação da República. Dessa forma, a tirar pela qualidade do primeiro livro, fico excitadíssimo para ler, não somente 1822, mas também 1889. Adoraria ler 1922, ...1932, ...1964!

    Vamos ler para poder cometá-lo em breve.

    ResponderExcluir
  2. A tão esperada e comentada continuação do best seller 1808 acabou saindo um livro até melhor que o antecessor. É claro que 1808 tinha um certo ineditismo e surpreendeu com sua abordagem "reportagem histórica", mas o enredo em si, em 1822 é mais interessante, ao menos para o leitor brasileiro. Não que não deva ser interessante para leitores do outro lado do Atlântico lusófono, mas o ensino de história do Brasil criou uma série de clichês e lendas acerca de nossa história que Laurentino ajuda a desmistificar e esmiuçar. Desde a história do famoso quadro "Grito do Ipiranga" de Pedro Américo, até o real papel da Maçonaria no processo de independência.

    Interessante também é a história de D. Pedro I (ou melhor Pedro IV! como ficou conhecido em Portugal) na guerra contra seu irmão ao regressar à Europa após abdicar ao trono brasileiro.

    Sem dúvida uma leitura interessante e viciante. Riqueza em detalhes. Curiosidades infinitas. Difícil parar entre capítulos. Prende muito a atenção.

    < / >.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados pelo Responsável pela Biblioteca.