Pesquisar neste blog

6 de março de 2011

Motivação 3.0 - Daniel Pink

Título: Motivação 3.0
Autor: Daniel Pink
Tradução de: Drive
Editora: Campus-Elsevier
Ano: 2010
Páginas: 240
ISBN/EAN: 9-788535-235586



Notas da Editora:



Muitas empresas continuam usando recursos como aumento, promoção ou punição para motivarem seus funcionários, modelo usado e frequentemente bem-sucedido no século passado.
Em Motivação 3.0, Daniel Pink nos prova que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente. Os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer.
O livro ensinará aos gestores a usar de forma eficaz esses novos princípios que configuram o avanço e o passo a frente no que se refere à motivação do século XXI.

Um comentário:

  1. Um livro sensacional!

    Sem a menor sombra de dúvida, Motivação 3.0 de Daniel Pink é um dos melhores livros sobre Pessoas e Trabalho e o que as motiva.

    Não se engane pelo título em português. Com essa "onda" de títulos 2.0, 3.0, que no final muitas vezes só servem para divulgar o livro, acaba aparecendo muita coisa sem valor.
    Sem dúvida, NÃO é o caso de Drive - título original em inglês, algo como "dirija" - do conhecido Daniel H. Pink. Suas obras anteriores - "O Cérebro do Futuro" (2007) e "A Revolução do Lado Direito do Cérebro" (2005) já o colocaram no rol dos bons autores de Desenvolvimento de Pessoas.

    Também não se trata de um livro de auto-ajuda com aquelas frases motivadoras genéricas. Longe disso.

    Daniel Pink analisa uma série de estudos e experimentos no campo da motivação humana e conclui que, no mundo moderno, as técnicas de motivação do tipo Recompensa-Punição (ou "Cenoura-Chicote" como ele define) já não servem mais, pelo contrário, ele expõe uma série de situações reais e estudos sobre o assunto, que provam que o binômio Recompensa-Punição pode até prejudicar o desempenho e a motivação intrínseca de cada ser humano.
    O autor faz um paralelo com os sistemas operacionais de computadores, definindo:

    .Motivação 1.0 - Impulso biológico. A boa e velha base da pirâmide motivacional de Maslow: a necessidade de sobrevivência, comer, beber, abrigar-se, descansar.

    .Motivação 2.0 - Impulso por motivadores externos ao ser: reagir às Recompensas e Punições, "Cenoura e Chicote", o esquema "se - então": "se você fizer a lição-de-casa então pode brincar...", "se não fizer a meta então não ganha a comissão...", etc.

    .Motivação 3.0 - o "Terceiro Impulso", por Motivadores Intrínsecos: a paixão, a vontade própria de realizar, independentemente de ser recompensado por fazê-lo ou punido por não fazê-lo.

    O Autor explica que, diferente de outros ramos, no campo da Motivação Humana, existe uma distância muito grande entre o que a Ciência já sabe e o que de fato se faz na prática. Daniel narra uma série de experimentos que nos provam o quanto as práticas motivacionais amplamente utilizadas hoje em dia, tipicamente Motivação 2.0, mais atrapalham que ajudam. E que nesse nosso novo mundo, novas práticas alinhadas com a Motivação Intrínseca - a Motivação 3.0 - são necessárias.

    Segundo Daniel Pink, as práticas da Motivação 3.0 devem contemplar 3 elementos essenciais:

    .Automonia - a possibilidade de dirigir (drive!) a própria tarefa, o próprio trabalho, a própria vida. O antigo paradigma militar da administração científica de chão-de-fábrica de "Comando-e-Controle", precisa dar lugar a mais autonomia do executor. Comando-e-Controle, Cenoura-Chicote, Recompensa-Punição funciona apenas para tarefas estritamente físicas e cansativas. Mas isso, em nosso mundo está ficando cada vez mais a cargo de máquinas.

    .Excelência - vontade de ser cada vez melhor em algo relevante.

    .Propósito - fazer a tarefa em nome de algo maior. Cada vez mais, nos tornamos maximizadores de propósito, não simplesmente maximizadores de lucro.

    Sem dúvida, MUITO BOM! Recomendo muito a leitura!
    :)
    < / >.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados pelo Responsável pela Biblioteca.