Pesquisar neste blog

11 de setembro de 2010

O Homem que Calculava - Malba Tahan

Título: O Homem que Calculava
Autor: Malba Tahan
Editora: Record
Ano: 2010
Páginas: 286
ISBN/EAN: 9-788501-061964

Notas da Editora:


Um livro envolvendo matemática e que vem sendo consumido com rara avidez há gerações, O HOMEM QUE CALCULAVA, de Malba Tahan, está sendo reeditado pela Editora Record. Com um novo projeto gráfico, atraente e moderno, o livro é definitivamente um sucesso.


A matemática recreativa apresentada no livro é, certamente, menos dolorosa que a fria e doutoral ensinada nos colégios. Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza) conseguiu realizar quase que um milagre, uma mágica: unir ciência e ficção e acertar. Seu talento e sua prodigiosa imaginação são capazes de criar personagens e situações de grande apelo popular, o que explica seu imenso sucesso

O HOMEM QUE CALCULAVA é uma oportunidade para os aficcionados dos algarismos e jogos matemáticos se deliciarem com os vários capítulos lúdicos da obra. Tahan narra a história de Bereniz Samir, um viajante com o dom intuitivo da matemática, manejando os números com a facilidade de um ilusionista. Problemas aparentemente sem solução tornam-se de uma transparente simplicidade quando expostos a ele. Gráficos facilitam ainda mais a leitura do livro. Uma pequena obra-prima da literatura infanto-juvenil.

Malba Tahan nasceu em 1885 na aldeia de Muzalit, Península Arábica, perto da cidade de Meca, um dos lugares santos da religião muçulmana, o islamismo. Foi prefeito da cidade árabe de El-Medina, estudou no Cairo e em Constantinopla. Aos 27 anos recebeu uma grande herança do pai, iniciando uma longa viagem pelo Japão, Rússia e Índia. Morreu em 1921, lutando pela libertação de uma tribo na Arábia Central.

A história é bem convincente, não? Mas, na verdade, Malba Tahan nunca existiu. Pseudônimo e biografia foram inventados por Júlio César de Mello e Souza, professor, educador, pedagogo, escritor e conferencista brasileiro. Júlio César nasceu em 6 de maio de 1895 e passou quase toda a vida no Rio de Janeiro. Morreu em 1974, aos 79 anos de idade.

A idéia de criar um pseudônimo nasceu quando o escritor tinha 23 anos e era colaborador do jornal carioca O Imparcial . Ele entregou cinco contos que escrevera ao editor e os papéis ficaram vários dias jogados sobre uma mesa da redação. Sem fazer nenhum comentário, Júlio pegou o trabalho de volta. No dia seguinte levou os mesmos contos ao jornal, mas com a assinatura de R.S. Slade, um fictício escritor americano. Disse ao editor que tinha acabado de traduzi-los e que faziam grande sucesso em Nova York. O primeiro deles foi publicado já no dia seguinte, na primeira página. Os outros quatro tiveram o mesmo destaque posteriormente.

Júlio aprendeu a lição e decidiu virar Malba Tahan. Produziu 69 livros de contos e 51 de matemática. Sua obra mais famosa, O HOMEM QUE CALCULAVA, já foi traduzida para mais de 12 idiomas. Entre outros livros do autor publicados pela Editora Record estão Salim, o mágico, Lendas do deserto, A caixa do futuro e Mil histórias sem fim.

O Monge e o Executivo - James C. Hunter


Título: O Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Ano: 2004
Páginas: 144
ISBN/EAN: 9-788575 421024


Notas da Editora:
 
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O monge e o executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Com uma narrativa envolvente, O monge e o executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.

Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.

A princípio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.

O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.

Através da história desses personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.

Dinheiro: Os Segredos de Quem tem - Gustavo Cerbasi

Título: Dinheiro: Os Segredos de Quem tem
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente
Ano: 2007
Páginas: 168
ISBN/EAN: 9-788573-125474

Notas da Editora:

O livro alerta o leitor sobre as armadilhas financeiras do dia-a-dia, fornecendo sugestões para uma boa gestão de suas finanças. Noções de disciplina financeira, alternativas para reduzir gastos, formas de investimento e planejamento de uma aposentadoria tranqüila são alguns dos assuntos abordados no livro.

5 de setembro de 2010

1822 - Laurentino Gomes


Título: 1822
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 351
ISBN/EAN: 9-788520-924099

Muito oportuno lançamento com esse 07 de Setembro.

É a esperada "seqüência" do best-seller 1808, com direito a pré-lançamento em sites com capa provisória e tudo mais!

Sinopse da Saraiva, já que no (pobre) site da editora nada consta do livro (!):

"Em seu novo livro, Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808, que contava a história da fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, mostra como o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado, deu certo em 1822 por uma notável combinação de sorte, improvisação, acasos e também liderança - um momento de grandes sonhos e muitos perigos."

Superdicas para Conquistar Clientes - César Souza


Título: Superdicas para Conquistar Clientes
Autor: César Souza
Editora: Saraiva
Ano: 2009
Páginas: 135
ISBN/EAN: 9-788502-077812

Notas da Editora:

Como conquistar, fidelizar e encantar seus clientes? Qual a melhor maneira de se relacionar com eles?
Desenvolver as competências e atitudes para atendê-los de forma personalizada, sincera e inesquecível deve ser o objetivo de todos que trabalham com o público e pretendem diferenciar o atendimento, ganhando tanto na qualidade dos serviços prestados quanto no aumento das chances de subir na vida profissional.
Baseadas em situações reais, estas sessenta dicas elaboradas por César Souza, o criador do conceito da Clientividade, oferecem o passo a passo para você colocar o cliente no único lugar que interessa – o centro de suas atenções profissionais.

Seja qual for a sua área de atuação, vale a pena aprender a desenvolver um Atendimento 5 Estrelas? no ciclo completo da relação com o cliente: Antes, Durante, Depois e Sempre.

Criando Equipes - Richard Luecke


Título: Criando Equipes
Autor: Richard Luecke
Editora: Record
Ano: 2004
Páginas: 210
ISBN/EAN: 9-788501-083296

Notas da Editora:

Até que ponto você está preparado para organizar e liderar uma equipe? Está familiarizado com as características de um grupo de sucesso? Entende o papel dos líderes e dos membros de uma equipe na consecução dos objetivos? O que deve procurar ao recrutar as pessoas?

Essas e outras questões são abordadas em CRIANDO EQUIPES, novo título da série Harvard Business Essentials, que traz conselhos práticos de que o leitor precisa para organizar e liderar um trabalho em grupo. Em oito capítulos, o livro revela os segredos para a formação de uma equipe eficaz, atribui resolução aos desafios de gerenciamento, e indica os melhores caminhos para a liderança através do equilíbrio.

Com linguagem clara e concisa, todas as questões envolvidas no trabalho de uma equipe são examinadas detalhadamente, com a ajuda de tabelas, quadros e gráficos, incluindo a análise dos diferentes tipos de equipes e objetivos, dos custos e benefícios do trabalho, do planejamento e controle de orçamentos e das técnicas para motivar seu pessoal e para trabalhar a longa distância. Trata-se de uma visão completa e única das habilidades e capacidades necessárias para se sobressair no mercado.

CRIANDO EQUIPES é o décimo volume da coleção Harvard Business Essentials, iniciada com Gerenciando mudança e transição. O objetivo da série é dar subsídios às tomadas de decisões gerenciais. Reunindo o conteúdo da Harvard Business School Publishing com o de outras fontes renomadas, os livros foram elaborados cuidadosamente, a fim de constituir uma ferramenta prática para leitores com diferentes níveis de experiência. Para garantir a qualidade e o rigor da série, cada volume tem a supervisão de um especialista, proveniente de uma das instituições mais renomadas do mundo.

2 de setembro de 2010

O Último Papa - Luis Miguel Rocha


Título: O Último Papa
Autor: Luis Miguel Rocha
Editora: Ediouro
Ano: 2008
Páginas: 400
ISBN/EAN: 9-788500-024122


Notas da Editora:

O último Papa expõe uma teoria sobre a misteriosa morte do Papa João Paulo I, que envolve uma loja maçônica italiana e outros órgãos internacionais, como a CIA.
Partindo das evidências documentais sobre os estranhos acontecimentos que ocorreram na noite do falecimento do Papa, o autor mescla ficção e realidade, como a lista de nomes que estava com João Paulo I antes de ele ser assassinado e que agora a personagem Sara pretende desvendar o que há por trás dela e qual a relação dessas pessoas com a morte do pontífice.
Histórias paralelas se entrelaçam e trazem à luz muito do que ficou escondido nos porões do Vaticano.

Superdicas para Impulsionar sua Carreira - Max Gehringer


Título: Superdicas para Impulsionar sua Carreira
Autor: Max Gehringer
Editora: Saraiva
Ano: 2008
Páginas: 136
ISBN/EAN: 9-788502-077775


Notas da Editora:
 
O que impede sua carreira de deslanchar? Que atitudes você precisa ter? Que comportamentos precisa mudar?
Primeiro, saiba que ter um emprego é diferente de ter uma carreira. Para construir uma, não basta apenas ter isso como objetivo maior; é necessário observação, ética, bom-senso e estratégia, porque, em qualquer empresa e em qualquer função, o que importa não é o tamanho do objetivo. É o desempenho.
Estas Superdicas para impulsionar sua carreira mostram o mundo corporativo como ele é e o que fazer para entendê-lo e sobressair-se nele. São dicas que abordam desde como lidar com o chefe, como fazer-se notar, adaptar-se a mudanças e diferenciar-se até em que medida ter ambição para chegar ao topo e permanecer lá.
Com base nisso e na vasta experiência como executivo bem-sucedido, Max Gehringer ensina, com uma linguagem descontraída e bem-humorada, como e o que você deve aprender para construir uma carreira profissional de sucesso.

Superdicas para Falar Bem - Reinaldo Polito


Título: Superdicas para Falar Bem
Autor: Reinaldo Polito
Editora: Saraiva
Ano: 2009
Páginas: 136
ISBN/EAN: 9-788502-054035


Notas da Editora:
 
Um dos dez livros mais vendidos no Brasil em 2006 (Revista Veja ).
Com essas superdicas para falar bem, obra constante na lista dos mais vendidos do país por várias semanas consecutivas, você vai conquistar o sucesso que deseja com sua comunicação. Terá em cada página a orientação certa para conversar, relacionar-se com as pessoas e fazer apresentações. Saberá como se comportar em reuniões de negócios, nos contatos sociais e em sala de aula. Aprenderá a falar de improviso, ler em público, argumentar, convencer, usar o humor, contar histórias, ser simpático, comunicativo e envolvente.
Reinaldo Polito, um dos mais destacados especialistas no ensino da arte de falar, com obras publicadas em diversos países, usou toda a sua experiência e seu trabalho de pesquisa para preparar estas superdicas para falar bem.
Tudo o que você precisa saber para falar bem está à sua disposição nas páginas deste livro. Em pouco tempo você terá a orientação segura para tirar suas dúvidas e saber como se comportar com eficiência em todas as situações, desde uma simples conversa com amigos até as apresentações mais complexas.

Superdicas para Escrever Bem - Edna Maria Barian Perrotti


Título: Superdicas para Escrever Bem
Autor: Edna Maria Barian Perrotti
Editora: Saraiva
Ano: 2009
Páginas: 136
ISBN/EAN: 9-788502-056695



Notas da Editora:
 
Você que acha que escrever é um bicho de sete cabeças vai aprender a soltar o verbo na escrita com Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto . A professora Edna M. Barian Perrotti lista uma série de dicas para ajudá-lo a organizar as ideias, tornar seu texto claro e coerente, comunicando sua mensagem de modo eficiente e objetivo, porque escrever bem também é o seu cartão de visitas, uma habilidade cada vez mais exigida nos mais diversos âmbitos, refletindo diretamente na sua personalidade. Com estas superdicas, você vai perder o receio de escrever, aprendendo que a fluência escrita pode ser desenvolvida.

Superdicas de Ortografia - Dad Squarisi


Título: Superdicas de Ortografia
Autor: Dad Squarisi
Editora: Saraiva
Ano: 2009
Páginas: 136
ISBN/EAN: 9-788502-084025



Notas da Editora:

O que mudou com o Acordo Ortográfico? Com ou sem acento? Com ou sem hífen? E o trema?
Quantos bichos de sete cabeças se escondem por trás de normas ortográficas e gramaticais? Será que escrever em português correto é mesmo difícil como todo mundo pensa?
Acentuação, grafia, emprego do hífen, concordância, tópicos de linguagem. De maneira bem-humorada e pra lá de original, a autora Dad Squarisi nocauteia as dúvidas, uma a uma, ajudando você a dominar a língua portuguesa.
Fazendo analogias com situações familiares a todas as pessoas, estas sessenta Superdicas de ortografia provam por A mais B que a língua portuguesa tem lá sua lógica e seus motivos para tanta diversidade ortográfica.
Obra imprescindível para as pessoas que desejam escrever corretamente e estar por dentro das mudanças ortográficas.

31 de agosto de 2010

O Símbolo Perdido - Dan Brown


Título: O Símbolo Perdido
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Ano: 2009
Páginas: 496
ISBN/EAN: 9-788599-296554

Notas da Editora:

O novo romance de Dan Brown, a esperada sequência ao fenômeno internacional O código Da Vinci, foi publicado nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá no dia 15 de setembro de 2009. Trata-se de uma nova aventura do simbologista Robert Langdon – desta vez, passada na capital dos Estados Unidos, e num período de apenas doze horas.

O símbolo perdido terá uma tiragem inicial estimada em 6,5 milhões de exemplares (em língua inglesa). A edição brasileira, lançada pela Sextante, editora de todos os livros de Dan Brown, em 20 de novembro, tem uma tiragem de 800 mil exemplares.
O lançamento do livro foi cercado de mistério. Quase nada era sabido a respeito de seu conteúdo, e apenas algumas dicas, reproduzidas neste site, instigavam o leitor a descobrir um pouco mais a respeito do enredo.

Pílulas de Sabedoria da Professora Etelvina - Max Gehringer


Título: Pílulas de Sabedoria da Professora Etelvina
Autor: Max Gehringer (organizador)
Editora: Globo
Ano: 2009
Páginas: 176
ISBN/EAN: 9-788525-046772

Notas da Editora:

Para adquirir conhecimento, uma pessoa não tem necessariamente de frequentar uma universidade e nem mesmo se submeter a educadores de estilo maçante. Saber mais pode ser algo prazeroso e bastante divertido. Essa é a intenção de Pílulas de sabedoria instantânea da professora Etelvina, livro organizado por Max Gehringer, onde estão reunidas curiosidades sobre futebol, moedas, animais, palavras, bandeiras. Talvez ninguém tenha se dado conta de que, entre 260 bandeiras pesquisadas, a única que apresenta as mesmas cores da brasileira é a das Ilhas Maurício. E que a expressão cama-de- gato - que quer dizer abaixar-se atrás de um jogador que salta e provoca sua queda - já fazia parte do jargão futebolístico cem anos atrás.

Textos enxutos, cheios de informações deliciosamente inusitadas, compõem o livro, que é uma homenagem professora Etelvina Calazães e a todas as outras que vivem de ensinar e acabam imprimindo a seus alunos o gosto por este ou aquele assunto. Como diz Max Gehringer, são "mestres que nos ensinaram a pensar e não simplesmente a memorizar datas, nomes e fórmulas".

Longe de ser um livro didático, Pílulas de sabedoria instantânea da professora Etelvina atrai a atenção de quem gosta, por exemplo, de destrinchar a origem de determinadas palavras. Como adultério, que vem do latim adulterare e quer dizer corromper ou sujar - por analogia, ganhou o significado de "poluir" um relacionamento por meio de sexo fora do casamento. No capítulo Falsos casais, Max Gehringer aborda, com seu bom humor característico, palavras que, por troca de apenas uma letra, sustentam significados completamente diferentes. Então, queixo - do latim capsa, caixa - é a caixa que se abre para revelar os dentes e a língua. E queixa - do latim quassiare, sacudir - quer dizer que quem pode, pode e quem não pode, se sacode. E se queixa.

Outro capítulo interessante é o que trata das "faces" das moedas. Mostra que de 1942 até hoje foram apenas trinta os homenageados, entre eles o navegador Pedro Álvares Cabral, que estampou a nota de dez reais em 2000, e o escritor Mário de Andrade, autor de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, que teve seu rosto impresso em cédulas de quinhentos cruzeiros reais. As únicas duas mulheres a alcançar tal feito foram a poeta Cecília Meireles e a princesa Isabel, a herdeira do trono brasileiro.

Dezenas de informações, com abordagens diferentes, e que não aparecem constantemente em manuais didáticos estão em Pílulas de sabedoria instantânea da professora Etelvina.

A Hora da Verdade - Jan Carlzon

Título: A Hora da Verdade
Autor: Jan Carlzon
Editora: Sextante
Ano: 2005
Páginas: 144
ISBN/EAN: 9-788575-421565

Notas da Editora:

"O melhor livro sobre liderança escrito por um presidente executivo." - John Naisbitt, autor de O líder do futuro e Megatendências.

"Jan Carlzon inventou uma parte importante do futuro. Ele nos deu um modelo de administração para a Nova Era, colocando de cabeça para baixo a tradicional pirâmide de autoridade e mostrando aos gerentes como servir e liderar ao mesmo tempo. Ele nos lembra que a única coisa que realmente importa é o que acontece na hora da verdade." - Karl Albrecht, autor de Revolução nos serviços.

Lançado originalmente nos anos 1980, A hora da verdade é um clássico da administração e um dos mais importantes livros de negócios de todos os tempos.

Ele apresenta o relato da extraordinária experiência de Jan Carlzon – então presidente executivo da companhia de aviação escandinava SAS –, que criou um modelo inédito de administração, mudando os rumos da gestão empresarial e revolucionando o conceito de liderança.

Carlzon inverteu a tradicional pirâmide hierárquica e delegou poder a todas as pessoas na linha de frente do atendimento. Assim, conseguiu superar uma das maiores crises da história da SAS, conquistando o prêmio "Empresa Aérea do Ano" em 1983.

O que o autor chamou de "a hora da verdade" é o momento em que o cliente entra em contato com o pessoal da linha de frente: é nessas ocasiões que ele forma sua imagem da empresa e é essa experiência que o faz voltar ou não a procurar os seus serviços.

Com seu estilo acessível e contando boas histórias, Carlzon apresenta em detalhes sua ousada abordagem – depois copiada por inúmeras empresas – para prosperar numa economia voltada para os clientes: como definir uma estratégia, como estruturar uma organização para que as necessidades dos clientes tenham prioridade, como motivar e se comunicar com a equipe da linha de frente.

A hora da verdade revela também o peculiar estilo de trabalho de Jan Carlzon que, segundo o Financial Times, "levou os gurus da moderna teoria de administração à Escandinávia assim como abelhas ao mel".

"Carlzon sugere que as nossas organizações sejam literalmente viradas de cabeça para baixo. Precisamos aprender a dar as boas-vindas às mudanças em vez de lutar contra elas, assumir corajosamente os riscos em vez de eliminá-los, dar mais força à linha de frente em vez de desmotivá-la e visar ao mercado altamente mutável à nossa volta em vez de nos concentrarmos em manobras internas, burocráticas e complicadas." - Tom Peters.

No início dos anos 1980, a companhia aérea Scandinavian Airlines, a SAS, passava pela maior crise de sua história. Os funcionários estavam preocupados com o rumo da empresa e com as medidas que o novo presidente, Jan Carlzon, de apenas 36 anos, iria tomar.

Surpreendendo a todos, Carlzon, em vez de cortar custos, reduzir as tarifas e a quantidade de vôos, resolveu investir em modificações para aumentar o grau de conforto e satisfação dos passageiros. Para isso, alterou radicalmente a estrutura da companhia com uma nova filosofia de administração, que se tornou um dos modelos de gerência mais importantes no mundo dos negócios.

O resultado foi uma extraordinária reviravolta na SAS, que, em menos de um ano, não só recuperou todas as suas perdas como também obteve lucros inéditos.

A teoria básica de Carlzon foi delegar poder aos funcionários que tinham cargos mais baixos, mas que lidavam diretamente com o cliente, ouvindo suas reclamações, elogios e necessidades. Assim, o poder passava a ser exercido não apenas pelos executivos, mas por todos da companhia, que eram treinados e incentivados a resolver problemas em nome da empresa. Ao eliminar as barreiras burocráticas, a SAS ganhou clientes cada vez mais satisfeitos e fiéis.

Este livro é uma valiosa contribuição para empresas de todos os setores que estejam abertas a mudanças. Acima de tudo, oferece uma filosofia inovadora – a experiência viva de quem resolveu mudar as regras do jogo e conquistou um lugar de destaque no mundo da administração.

O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte


Título: O Guia dos Curiosos
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books
Ano: 2005
Páginas: 704
ISBN/EAN: 9-788587-53792X



Notas do Blog do Autor:
 
O autor garimpa informações para buscar conhecimento e diversão. Vai da velocidade de um espirro ao número de ovos que uma galinha bota por ano. Em se tratando de curiosidades, cada um decide o que lhe serve. O livro traz informações de todo tipo e inclui quase mil ilustrações, quadros e gráficos.


Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil

O Guardião de Memórias - Kim Edwards

Título: O Guardião de Memórias
Autor: Kim Edwards
Editora: Sextante
Ano: 2007
Páginas: 368
ISBN/EAN: 9-788599-296141

Notas da Editora:

"Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense." - Library Journal

Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O guardião de memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro.

Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down.

Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu.

Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar.

A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página.

Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O guardião de memórias vai emocionar e mostrar o profundo – e às vezes irreversível – poder de nossas escolhas.

Fortaleza Digital - Dan Brown

Título: Fortaleza Digital
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Ano: 1998
Páginas: 320
ISBN/EAN: 9-788599-296202

Notas da Editora:

Antes de estourar no mundo inteiro com O código Da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos.

Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.

Em Fortaleza digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Como Fazíamos Sem - Bárbara Soalheiro

Título: Como Fazíamos Sem
Autor: Bárbara Soalheiro
Editora: Panda Books
Ano: 2006
Páginas: 144
ISBN/EAN: 9-788576-950288


Notas da Editora:

Hoje a coisa é simples. Você abre a torneira do filtro – ou a garrafinha de água mineral – e mata a sede à vontade. Mas para nossos antepassados água costumava ser um problemão: um gole podia levar à morte. E tomar água não era o único problema.
Você vai saber como era a vida nos tempos em que objetos (até banais para os dias atuais) não haviam sido inventados ainda. Ou como era viver sem um monte de modernidades que nos fazem a maior falta hoje em dia.

Descubra Como fazíamos sem... Água limpa – Fósforos – Geladeira – Talheres – Avião – Correio – Internet – Telefone – Televisão – Elevador – Móveis – Vaso Sanitário – Ventilador – Calefação – Cuecas – Calcinhas – Ferro Elétrico – Máquina de Costura – Óculos – Sabão – Máquina de Lavar – Anestesia – Banho – Escova de Dentes – Papel Higiênico – Remédios – Cemitério – Dinheiro – Divórcio – Energia Elétrica – Escola – Relógio – Sobrenome.

A Cidade do Sol - Khaled Hosseini


Título: A Cidade do Sol
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2007
Páginas: 368
ISBN/EAN: 9-788520-920107



Notas da Editora:
 
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do “todo humano”, somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2003
Páginas: 368
ISBN/EAN: 9-788520-917671

Notas da Editora:

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

A Arte da Guerra - Sun Tzu


Título: A Arte da Guerra
Autor: Sun Tzu (tradução do francês de Sueli Barros Cassal)
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2000
Páginas: 144
ISBN/EAN: 9-788525-410597

Notas da Editora:
 
Qual é a originalidade deste que é o mais antigo tratado de guerra? É que é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada. O inimigo não deve ser aniquilado, mas, de preferência, deve ser vencido quando seus domínios ainda estiverem intactos. Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores. A arte da guerra do chinês Sun Tzu, um texto que remonta à turbulenta época dos Estados Combatentes na China há quase 2.500 anos, chegou até nos trazendo as idéias de um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas.

"A garantia de nos tornarmos invencíveis está em nossas próprias mãos. Tornar o inimigo vulnerável só depende dele próprio."

"Por mais crítica que seja a situação e as circunstâncias em que te encontrares, não te desesperes. Nas ocasiões em que tudo inspira temor, nada deves temer. Quando estiveres cercado de todos os perigos, não deves temer nenhum. Quando estiveres sem nenhum recurso, deves contar com todos. Quando fores surpreendido, surpreende o inimigo."

"Não adies o momento do combate, nem esperes que tuas armas se enferrujem e o fio de tuas espadas se embote. A vitória é o principal objetivo da guerra."

"A rapidez é a seiva da guerra."

"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca mostra que ela é abundante."

Admirável Mundo Velho! - Alberto Villas


Título: Admirável Mundo Velho!
Autor: Alberto Villas
Editora: Globo
Ano: 2009
Páginas: 392
ISBN/EAN: 9-788525-046451

Notas da Editora:
Quem nunca ouviu “Hoje você está com a macaca” e ficou sem entender nada? E “Ficou a ver navios” sem ter percebido? Estas e outras expressões comuns em outras décadas caíram em desuso ou foram substituídas por outros termos. Por exemplo, “tirar nota vermelha no boletim” é uma frase rara de ouvir, já que as professoras não escrevem mais à mão com tinta vermelha as médias abaixo de cinco na carteirinha escolar. Não que ninguém mais use as expressões, é bem capaz de o avô às vezes falar “vá pentear macaco” e o neto não compreender. E para nenhuma frase “passar em branco”, Alberto Villas lança Admirável mundo velho!. Um livro de histórias e “causos” de personagens que, devido a alguma situação cotidiana utilizaram expressões como “tô frito”, “ele tem um parafuso a menos”, “ela tomou um chá de cadeira” e “ele trabalha com cérebro eletrônico”.

Com o humor que é comum aos seus livros, o autor narra de maneira divertida às circunstâncias em quê as expressões foram utilizadas. Para cada frase um conto. Jayme Ovalle é lembrando no capítulo “não estou mais em idade de sustentar marmanjo” e o primeiro parágrafo já deixa o leitor curioso: descreve a paixão do compositor e poeta por uma manequim de loja. O autor, em diversos capítulos, relembra sua infância em Belo Horizonte e em “vou receber meu ordenado”, cita o pai e a família para explicar como o “salário” era chamado. Já a irmã é lembrada no capítulo “essa é a raspa do tacho”.

Das batidas de palmas, o “ô de casa” da época em que não existia a campainha, da mania de todos quererem que as pessoas escrevessem com a mão direita - naquele tempo ser canhoto era considerado uma doença - até as lembranças da professora que alfabetizou Tom Jobim e Sérgio Cabral, Villas cria uma espécie de dicionário onde os verbetes são contos de um passado não muito distante, pois está presente na linguagem daqueles que se divertiram com as expressões do Admirável mundo velho.
Como diz o jornalista, Fabio Altman, que assina a orelha do livro, “Ouso dizer que os livros dele inauguram uma nova modalidade na literatura brasileira o “memoralismo lúdico” porque lembrar é como brincar. Generoso, e põe generosidade aqui, ele abre 100 expressões do fundo do baú de sua prodigiosa memória”.

29 de agosto de 2010

1808 - Laurentino Gomes

Título: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Ano: 2007
Páginas: 351
ISBN/EAN: 9-788576-653202

1808. Toda a Europa encontra-se assolada pela dominação Napoleônica. Guerras sangrentas, reis destronados, economias destruídas pelos saques das tropas conquistadoras. 13 anos depois, com a derrota final de Napoleão, o mapa Geopolítico da Europa encontra-se bem alterado. Novos rei são empossados. Seus poderes agora são moderados por regimes mais liberais.
O único monarca a retomar o trono na era pós-napoleônica é curiosamente D. João VI de Portugal.
Na verdade ele jamais deixou o trono, uma vez que ele "mudou" o trono para sua maior Colônia para fugir das tropas francesas. Também curiosamente esse movimento de inicio tido como covarde, pois o rei português, sem nenhum aviso, fugiu de Lisboa com todo seu tesouro e acompanhado de seu séquito e nobreza, acabou por promover desenvolvimento sócio-econômico no Brasil.

Laurentino Gomes conta com detalhes nesse livro os momentos que antecederam a fuga da família real portuguesa, a jornada e sua estadia de 13 anos no Brasil. Muitos são os fatos curiosos e às vezes patéticos desse período.

Leitura cativante para quem se interessa pela história do Brasil, principalmente sem a ótica politicamente correta dos livros-texto de escola.

O Autor já teria um novo Livro "da série" no "forno": 1822 - que portanto trataria da Independência do Brasil / 1o. Reinado. Esperado para chegar à lojas em Set/10.

< / >.

Notas da Editora:

A história da corte lusitana no Brasil, em um de seus momentos mais apaixonantes e revolucionários, tenta devolver seus protagonistas à dimensão correta dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Resultado de dez anos de investigação jornalística.