Pesquisar neste blog

24 de fevereiro de 2011

Cartas a um Jovem Administrador - Idalberto Chiavenato

Título: Cartas a um Jovem Administrador
( O Futuro está na Administração )
Autor: Idalberto Chiavenato
Editora: Campus - Elsevier
Ano: 2008
Páginas: 137
ISBN/EAN: 9-788535-228090

Notas da Editora:

Sem nenhuma pretensão didática ou teórica, o professor Chiavenato traz neste 'Cartas a um Jovem Administrador' reflexões sinceras sobre a arte de administrar e gerir, na tentativa de incentivar todos que se iniciam na profissão. Para ele, mais importante que conceito é o gesto de compartilhar experiências diversas sobre a moderna ciência da administração e o verdadeiro e significativo papel do administrador na atual gestão contemporânea.


 

Um comentário:

  1. Ildalberto Chiavenato é, sem dúvida, o maior expoente acadêmico brasileiro em Administração de Empresas. Muito justo ser dele a autoria do exemplar que trata dessa “ciência-arte” na série. Quem não estudou TGA – Teoria Geral da Administração – na universidade em um livro de Chiavenato? Ou mesmo Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, entre outras cátedras da Administração. O próprio termo “TGA” foi cunhado por Chiavenato. Conta ele, que nos primordios de sua carreira acadêmica, não havendo publicações suficientes em língua portuguesa que tratassem de administração de empresas, baseado em publicações estrangeiras datilografou ele mesmo suas primeiras apostilas que, depois de várias ampliações e revisões, acabaram por se tornar o primeiro livro-texto de bases da administração no Brasil (e depois na América Latina quando traduzido para espanhol). E o nome “Teoria Geral da Administração” ele escolheu baseado em uma matéria de Direito que muito lhe agradou quando estudou – Teoria Geral do Estado.
    O próprio formato do livro – pequeno o suficiente para ser fácil de portar, sem ser necessariamente de bolso – já o faz bastante “amigável”. A foto do prof. Chiavenato na capa também colabora com seu simpático e acolhedor semblante, típico de grandes Docentes.
    Um livro de muito valor, sem dúvida.

    Pudesse eu, ter a oportunidade de ler algo parecido à época de minha graduação (10 anos antes da publicação, infelizmente...). Não se trata absolutamente de um livro de teorias e técnicas de administração. Até porque nem é esse o intuito de um livro “guia”, orientador profissional. Para teorias e técnicas existem excelentes livros-texto, aliás, obviamente vários do próprio prof. Chiavenato. O grande valor desse grande pequeno livro são sua precisa análise da essência da profissão do Administrador. O Autor analisa a vocação, as tarefas, desafios e valores essenciais aos administradores, exemplifica os desafios da profissão, conta um pouco de sua longa carreira e seus diversos (8!) pulos – como diz ele.

    Destaque especial para o conceito de Liderança. Além de destacar a importância da liderança nas atividades do Administrador, ele analisa com precisão as teorias sobre liderança. Segundo ele estão TODAS certas, mas incompletas, pois a liderança é algo com inúmeras facetas e teoria ou metodologia alguma consegue cobrir todas elas. Preciso.

    Excelente fonte de consulta sobre as bases da profissão e palavras de incentivo para a carreira. Ideal para ser presenteado a recém-formados ou aqueles que, por outros caprichos da vida, se acham em situação de administrar.

    :)
    < / >.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados pelo Responsável pela Biblioteca.