Pesquisar neste blog

26 de abril de 2011

Cartas a um Jovem Líder - César Souza


Título: Cartas a um Jovem Líder
Autor: César Souza
Editora: Campus-Elsevier
Ano: 2010
Páginas: 133
ISBN/EAN: 9-788535-235388

Notas da Editora:


Os tradicionais textos e programas de desenvolvimento de líderes geralmente se limitam a tentar ensinar técnicas para melhor comandar, motivar e obter o máximo resultado dos subordinados, alunos ou filhos – deixando de lado a ideia de que liderar muitas vezes é desafiar as pessoas a mudarem seus hábitos, posturas, atitudes, comportamentos, modos de pensar, enfim, a modificar a forma de encarar suas vidas.


Nestas cartas, César Souza apresenta uma nova forma de pensar e de exercer a liderança, com base em sua rica vivência como líder em diversas missões e na sua prática como mentor de diversos líderes em várias empresas. Se você está no início de sua vida profissional, leia este livro para imaginar um futuro; se está no meio do caminho, leia para descobrir trajetórias diferentes e realinhar suas expectativas; se está em um estágio mais avançado na vida e na carreira, leia para se surpreender com quanto ainda há para ser feito, para refletir sobre sua vida pessoal e, por que não, para inventar uma nova carreira.

O Melhor do Mundo - Seth Godin



Título: O Melhor do Mundo
Autor: Seth Godin
Tradução de: The Dip
Editora: Sextante
Ano: 2008
Páginas: 112
ISBN/EAN: 9-788575-424476



Notas da Editora:

"Benefícios extraordinários são obtidos pela pequena minoria capaz de fazer um esforço extra e ir um pouco mais longe do que a maioria.
Benefícios extraordinários também são conquistados pela pequena minoria com coragem de desistir antes e redirecionar sua energia para algo novo.
Em ambos os casos, o objetivo é ser o melhor do mundo.
Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa.
Tenha peito de fazer uma coisa ou outra."
- Seth Godin

Qualquer pessoa que pense em contratá-lo, comprar algo de você, recomendá-lo a alguém ou fazer alguma coisa do gênero vai se perguntar se você é a escolha certa, o melhor do mundo na sua área.

Melhor no seguinte sentido: melhor para essa pessoa, em determinado momento, com base no que ela sabe e acredita. E a concepção de mundo aqui é egoísta: o mundo dessa pessoa, com suas preferências e conveniências.

Nossa cultura celebra os vencedores. Estamos sempre premiando o produto, a música, a empresa ou o funcionário número 1. Sem muito tempo ou oportunidade para experimentar, nós intencionalmente reduzimos nossas escolhas ao que consideramos melhor.

Além disso, estar no topo é vantajoso porque poucos chegam lá. É difícil ser o melhor do mundo, é preciso enfrentar grandes desafios e, mais importante que tudo, saber quando vale a pena insistir e quando é hora de desistir.

Este livro provocador vai ajudar você a reconhecer se está diante de uma situação na qual deve investir seu tempo, esforço e talento ou se ficou preso num beco sem saída e a decisão mais inteligente a tomar é desistir – e ter a oportunidade de ser o melhor do mundo em outra coisa.

O antigo ditado está errado - os vencedores também desistem e as pessoas que desistem também vencem.

Todo novo projeto (emprego, hobby ou empresa) começa de maneira excitante e divertida. Depois, fica mais difícil e menos divertido, até que atinge seu ponto mais baixo: extremamente difícil e nada divertido. Então você se pergunta se todo aquele sofrimento vale a pena.

Talvez você esteja diante do que Seth Godin chama de Vão – um desafio temporário e promissor que será superado se você insistir. Mas talvez seja um Beco sem Saída que nunca vai melhorar, não importa quanto você tente.

De acordo com o autor de O melhor do mundo, o que diferencia uma pessoa extremamente bem-sucedida da maioria é a habilidade de escapar o mais rápido possível das situações sem futuro e de se manter concentrada e motivada quando realmente importa, ou seja, diante de um Vão.

Os vencedores desistem com freqüência e sem nenhuma culpa – até se comprometerem em lutar contra o desafio certo pelas razões certas. Na verdade, eles entendem que, quanto maior a barreira, maior a recompensa por superá-la.

Se você se tornar o melhor do mundo em seu nicho, receberá bem mais do que sua justa cota, não só em termos financeiros, mas também de prestígio e segurança.

Os perdedores, por outro lado, caem em duas armadilhas básicas. Ou desistem no meio de um Vão que poderia ser atravessado com um pouco mais de persistência – o que lhes traria grandes benefícios - ou então nunca descobrem o Vão certo a ser vencido.

Não importa se você é designer gráfico, representante de vendas, atleta ou aspirante a CEO: este pequeno e divertido livro o ajudará a reconhecer se está diante de uma situação na qual vale a pena investir seu tempo, esforço e talento.

Se você concluir que sim, ele será uma ótima fonte de inspiração para que continue insistindo. Caso contrário, poderá lhe dar coragem para desistir - e buscar o sucesso em outra área.
Seth Godin não tem todas as respostas. Mas ele vai ensinar você a fazer as perguntas certas.

Fora de Mim - Martha Medeiros


Título: Fora de Mim
Autor: Martha Medeiros
Editora: Objetiva
Ano: 2010
Páginas: 136
ISBN/EAN: 9-788539-001125



Notas da Editora:


Autora do best-seller Divã, novela irônica e bem-humorada sobre uma mulher que enfrenta o fim de seu casamento arrastado em plena crise dos 40, Martha Medeiros faz agora de seus leitores testemunhas de outro momento, talvez mais crucial e terrível na relação amorosa - aquele em que a paixão acaba, por mais intensa que tenha sido.


Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."
A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.
"Não resistirei. Sei que está tudo errado e que o sofrimento me alcançará a cada minuto (...) Não tenho mais forças para lutar contra o que se declara gigantesco em qualquer ser humano: a pulsão da entrega", confessa a narradora.